sábado, 28 de fevereiro de 2009


A BALAIADA E OS MURISTAS NO BALAIO

Conforme a definição do Aurélio, Balaiada é: (S. f. Bras.) 1. A revolta dos balaios, guerra civil no MA que durou de 1838 a 1841, e uma das definições para Balaio é (S. m.) 1. Cesto de palha, de talas de palmeira, ou de cipó, com tampa ou sem ela, geralmente com o formato de alguidar; patuá. Diante desses conceitos e com a proximidade do julgamento do governador do Maranhão, Jackson Lago que vai acontecer no próximo dia 03 de março - terça feira, é oportuno associar os termos Balaiada e Balaio nesse fato tão esperado pelos maranhenses.

Nos últimos meses surgiu em São Luis o movimento Balaiada instituído pelos defensores Jackistas para manifestarem suas insatisfações com o que classificam de tentativa de golpe. Participam desse movimento, pessoas que de fato vinham lutando ao longo dos anos para libertarem o Maranhão das amarras oligárquicas existentes no nosso Estado; que sofreram as conseqüências de um governo nada saudoso causador de danos irreparáveis no brio e na qualidade de vida dos maranhenses.
Na nova versão da Balaiada quem vai para rua, são pessoas que não desejam a volta do atraso em hipótese alguma. Mas onde estão os verdadeiros beneficiados pelo atual governo??? Onde estão alguns Secretários de Estado??? Muitos desses não mostram a cara, escondem-se atrás do muro da incerteza na esperança de continuarem usufruindo das benesses do governo ou então, de demonstrarem oportunamente, que são defensores incondicionais de um eventual governo Roseana Sarney.

Nesse episódio onde o povo do Maranhão figura como principal vítima, o que impressiona é a total omissão também, daqueles que foram credenciados para serem "nossos" representantes. Existem hoje muitos parlamentares das esferas federal, estadual e municipal e também prefeitos que, supostamente, apóiam o governo Jackson Lago, que não têm se manifestados aguerridos defensores da permanência desse governo. Muitos vêm sendo beneficiados diretamente desde o primeiro momento, no entanto esperam o resultado final para definirem seus sentimentos; são esses que aguardam a decisão do TSE para, caso esta seja em favor do governador, estar ao seu lado no pódio.
Num movimento dessa envergadura é inadmissível a omissão de certas figuras políticas enquanto personalidades de outras plagas como ex-senador do Amapá João Capiberibe e a deputada Janete, sua esposa, vêm até aqui para hipotecar solidariedade ao povo do maranhão. O que presenciamos no momento em nosso Estado está evidente no cenário político brasileiro: a verdadeira face do oportunismo. Por essa razão podemos destacar que o movimento Balaiada conseguiu mobilizar os autênticos defensores da democracia e da soberana vontade popular. Quanto ao Balaio, este está cheio de muristas sedentos de poder ansiosos pelo resultado mais oportuno às suas conveniências.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ê CARNAVAL!!!!

Mais uma festa de carnaval!! Muitas espectativas são criadas principalmente nos dias que antecedem a festa. O que é lamentável sob todos os aspectos é a propaganda enganosa que muitos organizadores/administradores municipais pregam de forma irresponsável para o público adepto da folia. Como exemplo posso citar o que aconteceu neste ano em São Bento, tradicionalmente conhecida alem fronteira, pelas grandes festas carnavalescas que protagonizou no passado.
Foi anunciado nos meios de comunicação, inclusive em Out-Dors exibidos em pontos estratégicos de São Luis e também, anunciado no próprio local do evento, que uma das Bandas Musicais que faria parte para animar o nosso carnaval, seria a conhecida FORRÓ SACODE ELÉTRICO. Para decepção de todos que se deslocaram de São Luis, Pinheiro e outras cidades para cá, só restou desfrutar (se é que é possível usar esse termo) de uma tal Banda BALANÇA (?). Resultado: nem SACUDIU nem BALANÇOU. Foi um verdadeiro fiasco. Esse é o retrato da irresponsabilidade que vem se perpetuando em São Bento ao longo dos últimos anos.