sábado, 31 de julho de 2010

OS FILHOS DE CHICO DE MIGUEL

Por Sebastião Nery
www.sebastiaonery.com.br

RIO - Francisco Teles de Mendonça, Chico de Miguel, era Deus e o Diabo em Itabaiana, Sergipe. Mandava e desmandava. Nestor Amazonas, jovem e brilhante editor de jornalismo da TV Sergipe, foi lá tentar arrancar uma confissão dele sobre o último assassinato na cidade:
- Chico de Miguel, dizem que o senhor é um homem violento.
- Nada disso,meu filho.Sou muito manso.Violência mesmo nunca fiz.
- Mas o senhor acaba de matar o motorista de táxi Pernambuco.
- É diferente. Pernambuco andava me desmoralizando. Dizia que eu era bom de remelexo. Mas eu sou um homem muito manso.
- Mas o senhor matou também o deputado Euclides Mendonça.
- É diferente. Euclides queria me comer vivo. Mas eu sou um homem muito manso. Violência é fazer as coisas sem sentir razão. Quando você sente razão, a violência acaba. Fica tudo muito natural.Você não acha não?
- Não acho, não senhor.
- Isso é mau. Eu sou um homem muito manso, mas acho isso mau.
- Eu sei que o senhor acha isso mau. E é por isso que estou voltando agora mesmo para Aracajú.
E Nestor Amazonas nunca mais pisou em Itabaiana.
ORGIA
A chamada grande midia brasileira (TVs, revistas, jornais, radios) foi “convencida”, há muito tempo, de que uma derrota eleitoral de Lula e do seu candidato ou candidata, como ensinou o Chico de Miguel, seria “mau”.
E não foi difícil “convence-la”. Perguntem ao Franklin Martins por que.
Nunca, jamais, na historia deste pais um governo distribuiu tanto dinheiro para a imprensa como o governo de Lula. Só este ano é mais de um trilhão e meio de reais. São 800 milhões de dólares. É três vezes o que Obama e a Casa Branca gastaram no ano passado e vão gastar este ano.
O Cesar Maia, na “Folha”, diz que “a orgia publicitária é cada dia mais ostensiva”. Também na “Folha”, o Plínio Fraga denuncia :
- “O RS$1,2 bilhão que Lula (já) despendeu com propaganda tem papel relevante na estratosferica avaliação positiva do presidente e na sua capacidade de transferência de votos para Dilma Rousseff. Claro que só propaganda não basta, mas os gastos são assustadores. Em 2002, FHC desembolsou o equivalente a R$470 milhões de hoje”.
PESQUISAS
Essa dinheirama solta e farta escorrega pelos dedos das manchetes, editoriais, colunas. Desde o começo do ano, televisões e televisecas, jornalões e jornalecos, revistonas e revistecas, começavam assim, invariavelmente, suas matérias : - “Depois que a Dilma disparou” (sic), “a queda (sic) de Serra nas pesquisas”, “a subida (sic) de Dilma”, “a descida (sic) de Serra”, assim, sempre assim, inapelavelmente assim.
Mas chegava o fim do mês e lá vinham o “DataFolha” e o “Ibope” dando Serra e Dilma empatados, com diferenças menores do que as margens de erro. Não cito outros porque estamos falando de Institutos de Pesquisa e não de manjados trambiqueiros, vendedores de números eleitorais, bocas de fumo fornecedoras de alucinógenos politicos.