terça-feira, 20 de dezembro de 2011

São Bento está sendo apagada do mapa!!??



O município de São Vicente Ferrer, virou notícia nacional e mais uma vez expôs o Maranhão de forma negativa para todo o Brasil. No último dia 13, terça feira o Jornal Nacional da Rede Globo destacou os índices do IBGE que apontam o município com o menor PIB – Produto Interno Bruto per capita, que é a soma de tudo que é produzido pela economia do local e dividida pelo número de habitantes.
Conforme dados do IBGE, São Vicente Ferrer no Maranhão obteve o menor índice  do  PIB no Brasil. Para repercutir essa situação, a reportagem destacou o perfil do município maranhense e mostrou alguns fatos corriqueiros, que não são particularidades apenas de São Vicente e sim, muito comuns em várias outras cidades, entre elas, podemos destacar São Bento.
A matéria do Jornal Nacional causou preocupação aos mais atentos sambentoenses. Ora, se São Vicente Ferrer foi classificada como a pior do Brasil e para corroborar com essa estatística o JN mostrou as deficiências na educação, no saneamento básico e na saúde, o que dizer então de São Bento??!!
Só podemos chegar à conclusão que a outrora promissora cidade de filhos ilustres e de grandes conquista e hoje falida São Bento, foi definitivamente APAGADA DO MAPA.
São Vicente que foi considerada pior é quem de fato está atendendo uma parte da população de São Bento em seu hospital. Devido a falta de saúde em São Bento muitas pessoas se deslocam ao hospital vicentino para consultar, gerar seus filhos ou mesmo fazer cirurgias de pequenas e médias complexidades. Onde há divisa entre os dois municípios na zona rural, as escolas de São Vicente é que estão educando os alunos de São Bento.  Diante desses dados e vários outros fatos que convergem para essa situação, ou o IBGE está precisando refazer seus conceitos de pesquisa ou São Bento não existe mais para o resto do Brasil. 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Rádio São Bento FM com ajuda da Sra. Bitinha Dias, resgata a Expoart em São Bento


A EXPOART é um evento artístico cultural que era realizado em São Bento a cerca de 10 anos atrás e está sendo promovido pela Rádio São Bento FM e a Sra. Bitinha Dias, criadora do eventos, com o propósito de resgatar  esse que era um dos maiores eventos de valorização da classe artística do município e ainda de municípios vizinhos que sempre participavam das atividades realizadas na ocasião.
A EXPOART 2011 será realizada com o mesmo perfil de origem, ou seja, concederá a oportunidade a todos os artistas indistintamente, para que muitos desses saiam do anonimato e possam expor os seus produtos que em sua maioria ficam guardadas sem o conhecimento do grande público.
Toda e qualquer pessoa poderá participar da EXPOART 2011, basta para isso, fazer a devida inscrição que é gratuita. Nenhuma taxa será cobrada tanto para inscrição quanto para expor qualquer produto no decorrer do evento.
A EXPOART 2011 tem como lema ‘Revelando Talentos’ justamente por que visa motivar nossos artistas a mostrarem suas capacidades em criar e fazer. Serão permitidas exposições de todos os tipos de artes, como pinturas em telas e quadros, esculturas, artesanato, confecções de artefatos domésticos, além de comidas típicas da terra e muitas outras variedades. Serão realizados eventos que envolvem outras categorias de artistas como músicos, cantores, produtores de vídeo e fotógrafos. Serão promovidas também palestras e seminários com abordagem de temas relacionados à atualidade.
Com o advento da EXPOART que será realizada no ESPAÇO VIP, localizado na Rua Carneiro de Freitas no Centro da cidade, a classe de artistas de São Bento foi pega de surpresa, pois assim que começou a ser divulgado desde o mês de outubro, que a Radio São Bento FM iria promover esse evento, a prefeitura do município imediatamente decidiu organizar um evento semelhante, para a mesma data com o claro intuito de esvaziar ou mesmo desestabilizar o que está sendo promovido pela São Bento FM.
Seria uma atitude comum e até louvável se as mesmas pessoas que estão a sete anos à frente da administração pública, não tivessem desprezado a classe de artistas e artesão do município. Em todo esse período, nunca houve um só evento com as características da Expoart, outrora organizada pela D. Bitinha Dias!
Para que alguém pudesse expor os frutos de seus dons artísticos, só mesmo quando as escolas, como Dom Luis de Brito, Dom Francisco e Piamarta, organizavam as concorridas feiras e ciências ou exposições.
Mesmo protagonizando mais esse ato mesquinho, a prefeitura de São Bento através dos seus representantes não será capaz de inviabilizar a realização e o sucesso da Expoart que já tem a notória aceitação da grande maioria dos talentosos artistas de São Bento.
A Expoart inciará no dia 10 de dezembro, sábado no Espaço Vip, onde a população terá acesso gratuito para conhecer e apreciar a nossas maiores riquezas artísticas-artesanais.