domingo, 4 de novembro de 2012

À luz de vela: Dia de Finados é marcado pela falta de luz no cemitério de São Bento


Foi uma tremenda falta de respeito da atual gestão municipal de São Bento para com a população, o que aconteceu na noite do último dia 2 de novembro na ocasião em que milhares de pessoas se encontravam no único cemitério da cidade para homenagear seus entes já falecidos.
O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos é uma tradição que surgiu no Século V e assim como em várias cidades do mundo inteiro, os sambentoenses também reverenciam seus mortos nessa data.
No dia de finados o cemitério de São Bento é frequentado com maior intensidade durante a tarde e noite e todos os anos às 18:00 horas é feita uma celebração religiosa.
Mas tudo isso não foi suficiente para sensibilizar a administração pública quanto às suas atribuições em providenciar a iluminação do cemitério municipal, pois quando o Padre Flademir da Paróquia da cidade se preparava para a celebração religiosa em homenagem aos mortos, simplesmente não tinha luz elétrica no local. A situação foi amenizada apenas pelas velas acesas próximo aos túmulos que permitiu clarear os caminhos de quem transitava pelo cemitério, mesmo assim, esse blackout  ainda gerou um pequeno tumulto em meio a escuridão quando dois homens iniciaram um desentendimento em frente a capela.
Após quase duas horas sem luz elétrica, duas pessoas voluntariamente conseguiram um cordão com algumas lâmpadas e também foi possível ligar o som para celebração religiosa. Posteriormente foi ligada a iluminação do Estádio Newton Bello que ajudou clarear um pouco mais o cemitério.