sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

São Bento sedia encontro sobre abelhas nativas com participação de vários produtores da Baixada Maranhense

Cerca de 120 pessoas – entre produtores, pesquisadores e estudantes – participaram da sexta edição do Encontro Sobre Abelhas Nativas da Baixada Maranhense, realizado em São Bento, no período de 5 a 7 de dezembro, numa promoção do Sebrae Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão (Uema);  Cooperativa de Mel na Baixada Maranhense (Coamel); e Prefeitura Municipal de São Bento. 
O evento teve como tema “Mel: o doce sabor do lucro” os presentes puderam discutir questões e apresentar trabalhos e pesquisas da área, além de avaliar temas relacionados às abelhas, enfatizando a Meliponicultura – o ramo da apicultura que trata exclusivamente de abelhas nativas sem ferrão. 

Dentre os 24 municípios que formam a Baixada Maranhense, 18 se fizeram presentes através de meliponicultores, secretários de Agricultura, técnicos municipais, universitários e escolas da região. Estiveram também presentes ao encontro, o prefeito de São Bento; Carrinho Muniz, o vice-prefeito Isaac Filho; ogerente de Operações do Sebrae MA, Mauro Borralho; a diretora da fazenda-escola da UEMA em São Bento, professora Adélia Waquim; e o superintendente da CODEVASF, João Muniz . 

Durante o evento, o Prof. Dr. José Maurício Dias Bezerra ministrou palestra em que tratou sobre a Meliponicultura desenvolvida nos municípios da Baixada atualmente, onde esclareceu e possibilitou uma ampla discussão com os criadores sobre a realidade da produção e da comercialização do mel produzido, destacando o Centro de Referência em Meliponicultura de Peri-Mirim, além da necessidade de preservação de abelhas.
Foram realizadas oito oficinas, duas palestras, um simpósio e três minicursos; todos voltados para estimular a integração dos produtores, grupos de pesquisas das universidades e de outras instituições para um maior desenvolvimento da apicultura e meliponicultura, além da ampliação do intercâmbio entre os produtores, professores, pesquisadores e estudantes.
Meliponicultura– É uma atividade voltada para a produção de abelhas nativas sem ferrão; no Maranhão, a espécie mais conhecida é a tiúba, que são dóceis e de fácil manejo. Elas são os principais agentes polinizadores de diversas plantas nativas que conservam a vegetação local. 

O mel produzido pelas abelhas sem ferrão contém os nutrientes básicos necessários à saúde. Além de servirem de fonte de alimento, o mel produzido pelas abelhas sem ferrão representa uma importante fonte de renda na região.

Vanda Pereira
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Pinheiro - Ma