quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Identificação Biométrica do Eleitor

Biometria
A Justiça Eleitoral brasileira pretende cadastrar cerca de 1 milhão de eleitores em todo o Brasil por meio da biometria para as eleições de 2010. O TRE do Maranhão, já este ano, começará a implementar o novo sistema de identificação. Os municípios pioneiros serão Paço do Lumiar e Raposa, onde serão recadastrados cerca de 66 mil eleitores pelo novo sistema de identificação biométrica.
A nova tecnologia já foi utilizada nas eleições do ano passado em três municípios, um da Região Norte (Colorado do Oeste-RO), outro do Centro-Oeste (Fátima do Sul-MS) e da Região Sul (São João Batista-SC).
A justiça eleitoral está se preparando para ter um dos mais avançados e precisos bancos de dados do planeta. Por meio desse sistema, o Brasil terá, não só a votação mais informatizada, como também a mais segura, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor.
No dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a identidade do eleitor será ratificada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital.
A expectativa é a de que, em dez anos, todos os estados do País tenham urnas com leitores biométricos. Assim, a Justiça Eleitoral brasileira dá mais um grande passo rumo a um futuro cada vez mais seguro para a democracia, além de colocar o nosso País na vanguarda tecnológica dos processos eleitorais em todo o mundo.
Dessa maneira, eventuais fraudes eleitorais serão coibidas, principalmente aquelas onde pessoas votam com o título de eleitor de outras até mesmo mortas.

Nenhum comentário: