sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Popularidade de Lula: realidade ou farsa?


Popularidade de Lula bate recorde e chega a 87%, diz Ibope
Por Robson Bonin Do G1, - www.g1.com.br - em Brasília

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (16) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao último mês do mandato com recorde de aprovação e popularidade de 87%.
A aprovação do governo federal, com 80%, também chega a patamares nunca antes registrados, segundo o Ibope.
Entre os dias 4 e 7 de dezembro, o Ibope ouviu 2.002 entrevistados em 140 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa conta com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e tem grau de confiança de 95%.

Popularidade de Lula na visão do jornalista Sebastião Nery

Essa e tantas outras pesquisas que sempre enalteceram o presidente Lula, são dignas de contestação. A história nos mostra que muitos institutos de pesquisas não são mais tão confiáveis principalmente quando mantém laços profissionais com órgãos que tem interesse em propagar um determinado resultado que favoreça determinadas figuras.
Se levarmos em conta a ascensão do presidente nessas pesquisas encomendadas, Lula conseguiu a proeza de ser a unica unanimidade no mundo. Vale lembrar que até os dias atuais, nem Jesus Cristo conseguiu tal feito.
Com uma visão mais requintada e precisa, o conceituado jornalista Sebastião Nery destaca alguns detalhes que colocam em dúvida os resultados dessas pesquisas. Leia e tire suas próprias conclusões:

• Lula está arrumando as malas para voltar para casa, depois de oito anos de Presidente. Bem sucedido, elegeu a sucessora. Jovem, 65 anos, não vai pendurar as chuteiras. Quatro anos passam rápido e ele pode tentar voltar em 2014. Até lá, já começou a arranjar dinheiro (“pretende pedir verba a órgãos internacionais, como o Banco Mundial”) para criar uma ONG, um Instituto da África e da America Latina.
• Lula precisará continuar a se expor internacionalmente. E a grande imprensa brasileira deve ajudá-lo parando de mentir sobre ele, antes que o mundo ache que Lula é uma armação inventada pela propaganda oficial. Inventaram que ele “tem o apoio de mais de 80% (sic) da população”.
• O que o PT (e o governo Lula, porque, direta ou indiretamente, o dinheiro era oficial) fez na Europa antes das eleições foi um escárnio. Semanas seguidas os maiores jornais da Europa publicaram cadernos especiais de propaganda brasileira sobre “o milagre Lula”.
• Jornais pretensamente sérios, como o “Le Monde”, da França, chegaram ao cumulo de dizer, na primeira pagina, que “só 4% do povo brasileiro não apoiam Lula”. Vieram as eleições e Lula e sua candidata Dilma tiveram 47% dos votos. Onde estavam os outros 53% que não votaram em Dilma? No segundo turno, Lula, quer dizer Dilma, teve 55% dos votos. Onde ficaram os outros 45%? Perguntem ao Franklin Martins.

Do portal www.sebastiaonery.com.br

Nenhum comentário: