domingo, 24 de agosto de 2014

Estudantes de São Bento-Maranhão são destaques na cidade de Dorsten na Alemanha.

Delegação brasileira de São Bento é destaque na imprensa de Dorsten, Alemanha.
Está sendo muito bem sucedida a participação dos jovens estudantes da cidade de São Bento do Maranhão, em Dorsten no Estado de Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha. Dez pessoas do Centro de Ensino Médio e Profissionalizante – CEMP Newton Bello Filho, cuja total responsabilidade de manutenção é da Prefeitura de São Bento, além de um representante da ONG Formação e da Secretária Municipal de Educação Isanéa Dias dos Santos, integram a equipe de sambentoenses que estão na cidade alemã de Dorsten, desde o último dia 16 de agosto.

O programa de intercâmbio que envolve o CEMP de São Bento, as ONG’s brasileira Formação e a alemã Kickfair, com o apoio da Prefeitura de São Bento, possibilitou que no ano passado, 12 estudantes da cidade de Dorsten estivessem no município maranhense aprendendo sobre os costumes, cultura e convivessem com os alunos do CEMP durante o período de permanência no Brasil. 
A viagem dos sambentoenses para cidade do Dorsten que tem quase 80 mil habitantes, é um grande centro comercial daquele país que possui minas de carvão, indústrias siderúrgicas e de construção de máquinas, é totalmente custeada pelo governo alemão.
O grupo de sambentoenses durante a viagem para Alemanha
Os estudantes sambentoenses do CEMP, Sávio Luan, Marcos Reis, Natiele Pinheiro, Bruna Raissa, Bárbara Bianca, Vitória Valentina, Thayres Paiva, Alana Mendes, Dalina Matos e Benedito Soares este último representando o Formação, juntamente com a Secretária de Educação do município Isanéa Dias, foram recebidos oficialmente na Câmara Municipal de Dorsten pelo prefeito da cidade Tobias Stockhoff. Na ocasião, a secretária Isanéa fez a entrega ao prefeito Tobias de uma carta do prefeito de São Bento, Carlos Alberto Lopes Pereira escrita em português e traduzida para o alemão, que agradece pela receptividade aos sambentoenses e manifesta a satisfação de intermediar esse elo que une as duas cidades do Brasil e Alemanha.
Jornal alemão destaca a interação através do esporte entre estudantes de
Dorsten e do CEMP de São Bento
Durante a recepção, o prefeito Tobias Stockhoff respondeu às perguntas dos estudantes sambentoenses, informando sobre a história da cidade e desejando a todos que a estadia naquela cidade, seja repleta de muitos encontros emocionantes e momentos memoráveis. O jornal impresso Dorstener Zeitung em sua edição de 23 de agosto repercutiu a presença dos brasileiros de São Bento do Maranhão na cidade alemã. A secretária Isanéa enalteceu a forma acolhedora como foram recebidos em Dorsten e destacou todo apoio recebido dos alunos e professores alemães que estiveram em São Bento no ano passado e também pela Kickfair, através do seu coordenador Tarek Hegazy, que tem naturalidade egípcia.
 Como parte da programação, a delegação de sambentoenses organizou uma festa brasileira onde foram mostrados os ritmos e comidas típicas. Alguns estudantes apresentaram as danças folclóricas características da região, como o tambor de crioula e o Bumba Meu Boi. 
Estudantes do CEMP de São Bento dançam na Alemanha o Bumba Boi do Maranhão e o Arroz de Toucinho de São Bento degustado pelos alemães de Dorsten
Foi oferecido um jantar feito pelos sambentoenses, cujo cardápio era o arroz de toucinho de São Bento, o caldo de feijão e como sobremesa, o brigadeiro. Segundo Isanéa Dias, “todos se deliciaram com o nosso tempero, inclusive o prefeito Tobias Stockhoff que saboreou o nosso caldo de feijão, tecendo fartos elogios”, afirmou.
O jovem prefeito de Dorsten Tobias Stockhoff saboreando o caldo de feijão,
sob o olhar de Isanéa Dias, do professor Uli e do coordenador do Kickfair Tarek Hegazy
Os jovens sambentoenses permanecerão na cidade alemã de Dorsten até o próximo dia 02 de setembro e até lá, pretendem obter os conhecimentos necessários sobre os costumes, culturas, métodos de ensino e atividades coletivas como o futebol de rua que permitem manter a interação entre cidadãos de países e culturas diferentes. Toda experiência adquirida ao longo da estadia em Dorsten na Alemanha, será transmitida aos outros alunos da escola CEMP de São Bento que também estão inseridos nesse projeto. 

Nenhum comentário: