quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pânico em São Bento

Não se assustem com o título acima, mas esse é o verdadeiro sentido do que está acontecendo em São Bento: PÂNICO total! O drama é vivido pelo prefeito do município e seus secretários, tudo em função de uma auditoria que está acontecendo desde o último dia 25, onde agentes da Controladoria Geral da União estão fazendo uma verdadeira devassa na contabilidade da Prefeitura de São Bento.
Desde o momento em que o município foi sorteado juntamente outros dois do Maranhão para ser “visitado” pela CGU, muita gente ficou em PÂNICO em São Bento. O prefeito mandou, de última hora, limpar, arrumar e pintar a maioria dos prédios públicos, escolas e postos de saúde. A secretária de educação que também é vice-prefeita chamou todos os funcionários e determinou como e que deveriam falar para os fiscais durante a auditoria. A merenda escolar, que há muito tempo não estava sendo distribuída, foi imediatamente providenciada e entregue em algumas escolas. A secretária chamou na sexta feira - 22, uma nutricionista de São João Batista para endossar todos os documentos atrasados como se a mesma estivesse trabalhando para a Secretaria de Educação há muito tempo; mandou chamar também alguns pais e alunos e pediu que os mesmos falassem que sempre houve merenda nas escolas e que tudo está às mil maravilhas na educação do município.
Na saúde, a secretária que é a esposa do prefeito estava tentando encontrar de última hora, médicos para apresentar aos auditores na tentativa de justificar os muitos cadastrados nos programas de saúde básica que constam apenas no papel, pois a população hoje sofre pela falta de médicos no hospital e postos de saúde. Na semana passada o precário hospital do São Judas foi pintado durante a noite com tinta caindo por cima de alguns pacientes que ainda resistiam ali; Nessa luta para justificar os gastos com as verbas da saúde, só faltaram abrir de última hora o Hospital São Bento que já está fechado a mais de quatro anos. Até mesmo na farmácia popular, misteriosamente apareceram remédios.
Depois da campanha eleitoral esse foi o maior tempo que o prefeito já ficou em São Bento. Foram importadas mais de 30 pessoas para tentarem corrigir os erros de contabilidade que devem ser muito. Até as ambulâncias foram usadas para levar centenas de volumes de documentos para um escritório contábil localizado no Centro Empresarial do Tirirical. Tinha tanta gente ‘fabricando’ nota fiscal que faltou bloco.
Os fiscais da CGU estão executando seus trabalhos na Câmara Municipal e, diante do estado em que o município se encontra e como está vivendo a população, com certeza já devem ter detectado muitas irregularidades na aplicação das verbas federais destinadas a São Bento. Ao observarem que o Hospital São Bento, a Escola Técnica e o Terminal Rodoviário foram criminosamente fechados já é uma boa razão para condenarem o atual prefeito. Se forem mais atentos e analisarem que o prefeito declarou para a Justiça Eleitoral e para o povo, durante a campanha do ano passado, que não possui bens nenhum e, no entanto ostenta a maior riqueza da região, desfilando em carros importados tipo um Citroên C4 do ano, Corola, Punto e comprando casas e fazendas em vários localidades da região além de ser ele o provável dono da usina de asfalto instalada no povoado Grajaú a 5Km da sede cuja empresa está em nome da Soares Irmãos Ltda, terão boas razões para fazerem cumprir a lei.
Diante desse clima que está vivendo o município de São Bento, alguns assessores do prefeito recebendo suas orientações, tentam acalmar os seus aliados dizendo que “isso não vai dar em nada. Essa turma quer mesmo é dinheiro e dinheiro nós temos pra dar”. Com essa insinuação fica a pergunta: Será que a Controladoria Geral da União, instituição altamente conceituada pela conduta séria e idônea, vai se deixar desmoralizar justamente em São Bento do Maranhão??? Difícil de acreditar, mas só nos resta esperar para ver!.

6 comentários:

Octávio disse...

há, essa eu quero ver, dificil ele esconder sujeira por debaixo do tapete, como já há muito fez na esfera estadual, com o povo da federal

se passar limpo, eu já não acredito mais na justiça brasileira

Charles A. Nunes Almeida disse...

seria bom que Peri Mirim fosse sorteada tbm.. pena q nao foi..

Anônimo disse...

Quando chgará a vez de Peri MIirm???

Millyan Nunes

Anônimo disse...

Quando chgará a vez de Peri MIirm???

Millyan Nunes

Anônimo disse...

Não somente em se tratando de coisas referentes à falcatruas, vale enfatizar o quão irônica é a política. Qualquer pessoa entra, faz e FALA m#$#@ e ainda assim recebe o prestígio da massa "sem cabeça".
Como é que pode uma secretária de EDUCAÇÃO, vice-prefeira e agora candidata a prefeita, cometendo altas gafes em textos? É bem aí que vemos a decadência do trabalho que a mesma toma a frente. Afinal, diante dos meus conhecimentos, IRÃO termina com ÃO e não com M(IRAM); o sinônimo de porém é mas, e não mais; você não tem ç; e concordância é algo que apredemos no ensino médio, assim como coerência e coesão textual. Vale ressaltar que bem no finalzinho do texto ela diz: "VENHO LUTANDO A CADA DIA AA MELHORAR MAIS E MAIS A NOSSA EDUCAÇAO"... Irônico, não?
Não falo isso mediante SOMENTE ao que eu penso, mas mediante àquilo que foi exposto pela própria Cita Moniz em seu facebook. Belo exemplo de secretária de EDUCAÇÃO. Política não requer somente simpatia e dinheiro, requer principalmente capacidade para fazer um boa gestão daquilo que está em suas mãos.
Isabela Pereira

Anônimo disse...

Só enfatizando a introdução do meu comentário anterior: falei que qualquer pessoa entra, faz e FALA m#$#@ e ainda assim recebe o prestígio da massa "sem cabeça". Bom, estou me referindo àqueles que não tem capacidade para fazer um bom mandato e ainda assim recebem votos "da grande massa sem cabeça" que é composta pelo inocentes ou ingorantes que caem em falcatruas de políticos, situação esta que é notória em SÃO BENTO DEVIDO OS ATUAIS POLÍTICOS QUE TOMAM A FRENTE DA CIDADE E NÃO FAZEM NADA POR ELA. Por isso a minha crítica, afinal qualquer pessoa acha que pode, entra e acaba fazendo o contrário do que, de fato, esperamos de um político. O bom exemplo começa com nós mesmos. Logo, para uma boa administração da educação, necessita-se de alguém capacitado o suficiente para realizar algo digno e não simplesmente alguém que se empenha a este papel, no entanto não sabe, SEQUER, conjulgar um verbo.
Para mudarmos tal situação, vamos usar a razão, pessoas. Liberte São Bento destes que, ao invés de elevarem a cidade a um melhor patamar no que se refere à saúde, educação, moradia e empregos, causaram a decadência da mesma.
Toda a crítica que eu fiz é refente ao atual prefeito e principalmente a sua vice que agora é candidata. Gosto de política e por isso falo aquilo que penso a fim de uma mudança significativa. Rss! Isabela Pereira