quarta-feira, 20 de maio de 2009

TRE rejeita a prestação de contas do prefeito de São Bento que poderá ser cassado


Carros de som do prefeito em plena campanha eleitoral de 2008

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão rejeitaram por unanimidade a prestação de contas do candidato a prefeito de São Bento na eleição de 05 de outubro de 2008, Luiz Gonzaga Barros. A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual através do seu representante no município o Promotor Celso Fernandes Coutinho que pediu pela rejeição da prestação de contas do então candidato da coligação “São Bento de Todos” em função de diversas contradições apresentadas na mesma.
Em sua prestação de contas o candidato que foi reeleito omitiu os carros de som usados em sua campanha alegando que não dispunha de nenhum veículo de tal natureza. Argumentou também que não realizou comícios ou passeatas durante a campanha eleitoral.
Tais alegações foram contestadas devido às evidências dos fatos. Em plena campanha a justiça eleitoral apreendeu um caminhão de som tipo trio elétrico que fazia divulgação da propaganda do candidato a prefeito, por estar descumprindo as determinações da lei eleitoral. Na ocasião, o advogado credenciado pelo candidato Luiz Barros foi quem requisitou a liberação do veículo. Quanto ao fato de alegar não ter realizado comícios ou passeatas, a cada realização desse evento era feito um comunicado na delegacia de polícia onde constava o dia, hora e lugar onde o mesmo aconteceria além de existir fotos e vídeos que comprovam os feitos.
Apesar dos argumentos da defesa feitos pelo advogado José Antonio Almeida, o relator do processo nº 6.914, Juiz Federal Roberto Carvalho Veloso manteve o pedido pela rejeição da prestação de contas do candidato a prefeito de São Bento que foi acompanhado por todos os demais membros do Tribunal Regional Eleitoral.
Os advogados do prefeito deverão entrar com um recurso contestando a decisão e até mesmo para tentar protelar a ação. Segundo alguns juristas, as coligações interessadas e o próprio ministério público poderão pedir a cassação imediata do prefeito de São Bento, respaldados nessa decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
Se o processo seguir o trâmite normal, a própria justiça entenderá que o candidato cometeu crime eleitoral e por isso não poderá exercer cargo eletivo obtido por tal prática ilegal e por isso deverá requerer a cassação do mandato do prefeito de São Bento Luis Gonzaga Barros. Rumores na cidade dão conta que o prefeito, numa tentativa desesperada vai se licenciar para tentar inviabilizar sua cassação, mas isso não influenciaria em nada na decisão final da justiça.

9 comentários:

Buenos dias con Poesía disse...

Que sería de Brasil sin políticos.

HILTON RAFAEL disse...

Ola gostei das suas postagens e passo a acom´panhar seu blog.
Abraços.

Edson Ferreira disse...

Que a Justiça seja Feita... São Bento Merece Pessoas Capacitadas para le administrar, pois sabemos que não há desenvolvimento sem uma boa administração. Se Tivéssemos Alguem que olhasse pelo lado industrial, logo veriamos o topo do progresso. Jovens precisam trabalhar, largar de pensar besteiras. Muitos jovens vivem em busca de algo novo, explodindo de idéias e disposição pra trabalhar. Quantos Jovens, homens e mulheres já sairam de sua terra pra colher laranja, cortar cana, com intuito de mudarem de vida e se depararam com trabalhos que os fizeram escravos de seus sonhos. Trabalhos que fogem das leis, dos olhos do Ministerio do Trabalho, que Lembram o periodo da escravidão, que felizmente teve seu fim oficialmente no dia 13 de maio de 1888, mais que infelizmente ainda vem sendo ultilizado por fazendeiros em diversas regiões de nosso país. Fico Feliz Pelo Trabalho do TRE, sei que a verdade e a justiça por mais demorada que seja, um dia virá.

Anônimo disse...

Meu amigo o que aconteceu em Viana não está no gibi, todas doações que aparecem na prestação de contas do prefeito são pessoas que não tem nem o que comer que dirá fazer doações de 5 mil, 10 mil ou 30 mil.

Na verdade é o dinheiro da própria prefeitura sendo usado na campanha. É tão verdade que as contas de 2005 tem um rombo de mais de 4 milhões já condenados pelo TRE.

Cassação pro de Viana também!

Abraços!

E já adicionei o seu blog no meu também!

Obrigado!

Visita lá! flw

Anônimo disse...

Em Peri - Mirim, meu caro Isanilson Dias, não foi diferete!
Acredito que o município deve ter recebido masi de 2.000.000 de reais em 4 meses de gestão, visita para você ver se foi feito alguma coisa, usaram e abusaram da máquina administrativa, isso é errado!Esse $$$ para uma cidade pequena de menos de 13.000 habitantes, meu caro era para cada comunidade ter sua pequena cooperativa, esá produzindo aquilo que é de riqueza nossa, valorizando o pequeno produtor rual, acompanhando os ciclos produtivos de (arroz, farinha, feijão, milho, etc.)mas não aconte nada!Que gestor é esse?Que parlamentares são esses, que não fiscalizam nada, muito pelo contrario se elegem para ter estatos numa pequena cidade de centenas de problemas...
Baixadeiro conterraneo, nos ajude publicar materias sobre Peri Mirim, ajude-nos a conscientizar o povo por meio da informação mesmoq ue saibamos que a internet ainda é instrumento de poucos, mas o despertar vai imperando aos poucos.
Abraço esperemos por um São Bento livre e uma Peri MIirim mais justa

Charles A. Nunes Almeida disse...

Olá Dias, dê um abraço no Lourival Dias.

Anônimo disse...

A justiça já estar começando, esse prefeito corrupto d São Bento já está sendo desmascarado e assim será para o bem de nossa terra, abaixo o mentiroso do Prefeito de São Bento, vamos tirar esse ladrão da prefeitura

gilpro-ducoes@hotmail.com disse...

Gilvan de Silvério!

A verdade é que o justo,não deve pagar pelo que não o fez,porém ter o culpado por inocente é da mesma forma errado!
Diz o Ditado:
Que quem não deve ,não teme!
Não entendo um monte de coisas estão sendo feitas às pressas nas repartições publicas municipais?
Será que tem por quê?
Se tudo é transparente no governo atual?

Anônimo disse...

Precisavamos um respaldo maior das autoridades frente ao descaso que nossa cidade estava enfrentando, não é toa que as evidencias mostradas em plena campanha eleitoral,mostram que a administração atual,sempre até mesmo na sua logomarca, esta aquem, voando pra bem longe da realidade que nossos mestres do passado tanto lutaram na perspectiva de proporcionarem um futuro melhor para os sambentoenses.