sábado, 4 de abril de 2009

Acidentes de motos: imprudência ou tragédia anunciada?

É lamentável sob todos os aspectos assistir no semblante de pais e mães o desconsolo de perder um filho de forma precoce. Mais triste ainda é ver as lágrimas ocasionadas por uma tragédia anunciada.
Nos últimos anos, o município de São Bento tem vivenciado cenas comoventes onde jovens têm figurados como protagonistas de um verdadeiro filme de horror. São pessoas que tiveram seus sonhos e planos ceifados pelos trágicos acidentes de motos ocorridos no município.
Para quem não está vivendo o drama das famílias que perdem seus entes queridos é sempre muito fácil julgar de forma precipitada as causas que levam à tragédia, no entanto para os que choram e sentem a dor da perda, as razões ou causas se misturam a revolta e ao inconformismo.
Não é possível dizer se tantos acidentes de motos ocorridos em São Bento são conseqüências de imprudência ou simplesmente, se fazem parte da estatística de uma tragédia anunciada. As exigências impostas pelas leis do trânsito e que muito vem sendo mostradas através dos meios de comunicação, ainda não surtiram o efeito desejado. Conduzir veículos em alta velocidade e até mesmo sob efeito do álcool tem se tornado prática comum nos dias de hoje.
Mesmo que muitos ainda estejam alheios às conseqüências que essas práticas podem levar, não se pode ficar levianamente apontando culpados. Vale enfatizar que a fatalidade caminha lado a lado com o inesperado acaso isso por que, nem todas as vítimas estavam sob efeito do álcool ou empreendiam velocidade exagerada. Um pequeno descuido sobre o veículo de duas rodas, nas ruas de nossa cidade ou um simples golpe do destino pode colocar qualquer cidadão, por mais cuidadoso que seja no rol dessa triste estatística.
Nos dias de hoje é sempre prudente seguir os conselhos dos pais, aumentar a dose de cuidado, fazer uma breve oração antes de sair de casa e pedir a Deus que nossas famílias não sejam abaladas por essas fatalidades da vida.

Nenhum comentário: