domingo, 19 de abril de 2009

Os "Acesôres" e "Cecretários" do governo Jackson Lago


A pretensão do líder político maranhense Jackson Lago, talvez fosse desde o princípio deixar o governo do Maranhão de cabeça erguida e pela porta da frente. No entanto, mais um entre tantos outros erros de assessoria, quase leva o Dr. Jackson a contrariar os seus princípios e expô-lo ao ridículo quando este foi estimulado a permanecer no Palácio dos Leões. Já em sã consciência o ex-governador teve tempo de se redimir e, numa atitude louvável, invocou a presença do presidente do Tribunal de Justiça Raimundo Cutrim para sair de fato pela porta da frente e como autêntico líder consagrado ao longo dos anos.
O mau assessoramento foi o verdadeiro marco do governo Jackson Lago. Muitos que estavam ao seu lado cometeram erros grotescos e irreparáveis cujo ônus recairá tão somente à pessoa do Dr. Jackson. Alguns dos seus assessores ou secretários se davam ao luxo de enfrentar o próprio governador não respeitando suas decisões nem mesmo acatavam suas ordens. Outros preferiram abastecer o adversário através de contratos e convênios imorais que serviam para oxigenar o inimigo. É o mesmo que alimentar a cobra para ser devorado por ela. Foi que realmente aconteceu.
E qual lição pode-se tirar desse choque de ideais onde o histórico de luta do Dr. Jackson quase foi totalmente abalado por uma equipe que confrontava os seus princípios éticos? Acho essa uma lição difícil de entender e aprender tão facilmente.
O pior de tudo isso é que alguns desses assessores e/ou secretários agiam de tal maneira seguindo os instintos de suas personalidades. Índole ruim e má fé são defeitos genéticos. As atitudes abomináveis dessas figuras perduraram até o último minuto de governo. Evidente que sem o conhecimento e o aval do governador Jackson Lago.
Lamentável mas necessário relatar a história de um secretário que desceu ao mais baixo nível que se podia imaginar. Ele foi capaz de, ao apagar da luzes, poucas horas antes do julgamento final, mandar tirar todos os móveis do local onde funcionava sua secretaria. Mesas, computadores, TV de plasma, tudo que pudesse ser aproveitado. A cena seria cômica se não fosse trágica principalmente quando tentaram tirar um sofá que não passava por uma das portas do prédio. Foi um verdadeiro malabarismo.
Atitude abominável em todas as instâncias. Não se pode compactuar com isso que tanto foi condenado ao longo da luta pela libertação do Maranhão. Infelizmente o governo que findou foi maculado por personagens com esse perfil macabro. Em contrapartida os autênticos defensores das causas que nortearam a luta contra a opressão desde o tempo da ditadura, foram tolhidos por essas figuras que se locupletaram durante esses dois anos.
Mas como dizem os historiadores populares, agora não adianta chorar pelo leite derramado, o estrago já está feito. Será bom para o Maranhão e para os homens de bem deste país que essa atitude tresloucada e insana não seja atribuída ao ex-governador Jackson Lago que pecou sim, por ter deixado o seu governo ser conduzido por algumas pessoas erradas e totalmente despreparadas.

3 comentários:

(i) Diogo-Criative. disse...

Nao acredito que os que agem de ma fe sao assim por caracteristicas geneticas, e muito mais uma forma encontrada para subir na vida. esses ``acessores`` fazem o que fazem para lucrar tambem.

De qualquer forma, muito bom o blog.

Anônimo disse...

òtimo

Anônimo disse...

Esses "acesôres" e "cecretários" do Gov. de jackson Lago, retratam o que foi esse Governo desastroso, inoperante e fraco de um Governante um tanto fraco quanto inoperante. Esse foi o retrato do Gov. Jackson, um Governo de grupinho e patota, onde o que prevalecia era o roubar enquanto puder, ou cada "cecretário" defendendo o seu e de algum filho, um futuro mandato de Deputado. Era um Governo de: primeiro o meu e muito, MUITO depois o povo e os que lhe ajudaram a eleger Dr. Jackson. Agora não digam que o pobre velhinho não sabia de nada, SABIA SIM, e era conivente e participe de toda essa sacanagem, por isso, esse velho escroto já vai tarde. Quem é escroto e não reconhhece os verdadeiros companheiros LUTA, não pode ser um bom Governante, por isso até nunca mais dR. Jackson.