sexta-feira, 24 de abril de 2009

As Marias de São Bento


A carta acima datada de 20/04/09, foi enviada à Rádio São Bento FM por uma ouvinte que de forma desesperada, clama por um emprego. Como a reprodução nesta página pode não estar totalmente legível é prudente reproduzi-la na íntegra preservando os eventuais erros de grafia. O endereço e telefone da autora da carta que se chama Maria foram preservados para evitar retaliações à mesma:
“Gostaria que todos os locutores ‘lesse’ este anúncio. Meu nome é Maria, estou a procura de um trabalho, estou precisando muito trabalhar, eu não quero viver só de ajuda dos vizinhos, eles me ajudam muito, mais eu tenho um filho e preciso muito de um trabalho, tenho contas para pagar e não tenho dinheiro para pagar, já fui na casa do prefeito várias vezes, porque ele me prometeu um trabalho, mais quando chego lá, procuro por ele, dizem que ele não está. Mentiram porque eu escutei a voz dele e disseram que ele não estava. Preciso trabalhar ‘seje’ de doméstica, quem estiver precisando me procure: meu endereço é Rua...., bairro.... telefone.... são os meus agradecimentos. Maria.”
Essa carta reafirma cada vez mais que o povo de São Bento, que se deixou enganar com falsas promessas de emprego e melhorias de vida às vésperas da eleição, hoje paga um preço alto e está fadado a sofre as conseqüências de seus próprios erros. Tal qual Maria muitas outras pessoas continuam sendo enganadas mesmo assim, daqui a quatro anos, esses mesmos que frustraram suas esperanças baterão nas portas do povo sofrido com o bolso recheado de novas e falsas promessas e serão muito bem recebidos e agraciados com mais ‘votos de confiança’. Se a fórmula deu certo uma vez com certeza dará novamente, pois o que prevaleceu foi a prática da enganação, da falta de saúde, do descaso administrativo, do aumento da violência... Tudo que São Bento sofreu durante quatro anos foi simplesmente esquecido por muitos, em poucos minutos.

Nenhum comentário: